Resultados do Referendo - 11 de Janeiro

O distrito de Viseu concorda com a penalização das mulheres quando estas praticam um aborto. O mesmo acontece no concelho de Tondela segundo os resultados obtidos no referendo do passado dia 11 de Janeiro.

Apenas a Freguesia de Tondela e a Freguesia de Molelos apresentam uma mentalidade diferente em relação a este assunto. Foram as únicas Freguesias que obtiveram a vitória do “SIM”, isto é, não criminalizam as mulheres que praticam este acto.

No concelho de Tondela, a Freguesia de Molelos foi aquela que apresentou a terceira menor afluência ás urnas á frente de Silvares e São João do Monte.

De realçar que em 1998 a taxa de votantes na freguesia de Molelos foi de 14.96% e e em 2007 esta taxa foi de 29.25%, tendo em 98 ganho o “NÃO”.

A questão da abstenção a nível nacional é algo que merece ser reflectida por parte da administração central. Contudo não posso concordar com o gesto de todos aqueles que passaram a tarde no café ou em casa em vez de exercer o ser direito de votos e exprimir a sua opinião, dando o seu contributo com Homens e Mulheres. A desculpa do mau tempo e de ser domingo… no dia anterior ser sábado, não é minimamente credível.

Tratava-se de uma questão sensível, muito a ver com a consciência e ideologia de cada um. Eu sempre assumi o meu voto no “sim”, uma vez que não quero criminalizar as mulheres por realizarem um aborto.

Resultados da Freguesia de Molelos:

(clic para ampliar)

Resultados do Concelho de Tondela

(clic para ampliar)

Resultados do Distrito de Viseu

(clic para ampliar)