Olaria de Molelos é uma mais valia para a região

(clic sobre a imagem para ler)

in Jornal de Tondela

Sempre defendi que a olaria de Molelos pode ser uma mais valia para esta Freguesia, assim como para o concelho de Tondela e toda a zona na qual esta está inserida, se e só se for apoiada devidamente. Até aqui não há resisto de uma campanha de promoção efectiva que evidencia esta potencialidade a explorar.

Ao longo dos últimos anos muito se tem especulado sobre o futuro desta arte. Se por um lado existe oleiros com enormes capacidades e obras de arte únicas, por outro não existe a união suficiente entre os oleiros para elevar e engrandecer o artesanato de Molelos.

Assim a Câmara Municipal de Tondela em colaboração com a Junta de Freguesia de Molelos, tem um papel fulcral no sentido de projectar esta arte e de uma vez por todas assumir qual o rumo a seguir.

Paralelamente a Região de Turismo Dão Lafões e ADICES- Associação de Desenvolvimento Local composta pelos concelhos de Mortágua, Santa Comba Dão, Carregal do Sal e Tondela tem obrigação de se prenunciar no mesmo sentido, assim como apresentar os projectos realizados neste sentido.

Recentemente, estiveram em Tondela dezenas de agentes turísticos para conhecer esta região. Excelente iniciativa para mostrar o que de melhor existe.