CULTURA A "CUSTO ZERO"

Em Abril de 2009, Cristina Barroco, docente da Escola Superior de Tecnologia de Viseu publicou um artigo no jornal do Centro, o qual dava conta que é possível ter acesso a cultura a custos reduzidos.

Entre as sugestões destaco, visitar uma qualquer olaria de Molelos. Contudo para os demais interessados apresenta-se o artigo em questão:

"Ouvimos com frequência dizer que a cultura não está acessível a todos, que as entradas nos museus são muito dispendiosas, que visitar um castelo ou um palácio tem um custo exorbitante. Mas, por vezes, não damos conta das riquezas culturais que estão tão perto de nós, afinal a custo zero.

Se gosta de visitar museus aconselhamos

Museu Grão Vasco em Viseu: entrada gratuita aos Domingos e Feriados até às 12H30.

Casa Museu Almeida Moreira em Viseu: entrada gratuita de terça-feira a Domingo

Museu Municipal de Vouzela: entrada gratuita de terça-feira a Domingo. Não abandone Vouzela sem passar no café Central e comprar os deliciosos pastéis de Vouzela.

Se gosta de andar a pé, deixe-se envolver pela história e realize um dos percursos temáticos que aconselhamos…

1) Rota de Viriato: Viseu dos Romanos à Idade Média (duração: aprox. 2H / 2kms);

2) Rota de Grão Vasco: Viseu Renascimento (duração: aprox. 3H / 3,5kms);

3) Rota Amor de Perdição: Viseu Romântico do Séc. XIX (duração: aprox. 2H / 2kms);

4) Rota Aquilino Ribeiro: Viseu Republicano XX (duração: aprox. 2H / 2,5kms);

Poderá obter os trajectos destas rotas através do endereço: http://www.turismodaolafoes.com/

Se prefere uma pequena viagem de automóvel e gosta de artesanato aconselhamos…

Uma visita a Molelos, no concelho de Tondela, para conhecer o barro negro e tentar descobrir afinal qual é o mistério da bilha dos segredos.

Se preferir, visite Campo Benfeito, no concelho de Castro Daire e conheça a sede das Capuchinhas, uma cooperativa de produção e venda de vestuário, constituída por quatro mulheres que criam peças contemporâneas de burel, linho e lã.

Atreva-se a fazer um desvio até ao Mezio e prove o original arroz de feijão com salpicão cozido ou o afamado cabrito assado no restaurante Mezio, aproveite, ainda, para visitar o pequeno museu de artesanato no mesmo local."