RANCHO INFANTIL "VELHOS COSTUMES" de MOLELOS

HISTORIAL

É com o propósito de não deixar cair no esquecimento certos usos e costumes que nasceu, no carnaval de 1990, o Rancho Folclórico Os Velhos Costumes de Molelos.
A pretexto de partciparem numa festa no salão da Junta de freguesia, as netas da Fundadora do grupo, a Dona Estela, acompanhadas de outras crianças, apareceram em público vestidas de um modo especial, já que as indumentárias eram iguais às que, na década de vinte a sessenta, os molelenses usavam nas variadas tarefas em que se desdobravam.
A graciosidade, a juventude, a espontaneidade e a irreverência das crianças fez renascer alguma nostalgia e saudade.
A importancia de nao deixar esmorecer as tradições da terra atingiu grandes proporções, obrigando a uma organização do grupo.
Assim sendo foi pedidaa colaboração de várias pessoas e de antigos participantes de outros ranchos, conhecedores de músicas e trajes , de modo a conseguir-se uma apresentação digna de um rancho folclórico. O nome “Velhos Costumes de Molelos”, foi adequado à única preocupação, de divulgar a todos o orgulho que os elementos do rancho folclórico têm nas suas raízes.
Os pares trajados retratam a vida quotidiana dos antepassados no artesanato, agricultura, comércio, resinagem e religiosidade. Deste modo , o rancho representa os pares de Oleiros, Lavradores, Namorados, Resineiros, Angariadores de ovos, Sardinheiras, Casal de Ricos, Romeiros.
O Rancho Folclórico “Os Velhos Costumes de Molelos”, que entretanto aumentou o número de elementos, é constituido por cerca de trinta e cinco : treze são pares e dezanove constituem a da tocata.
Este conjunto, apresenta nos seus espectáculos o ânimo e alegria que lhe são peculiares.
As modinhas e coreografias que dançam e cantam, foram reinventados para os tempos modernos. Ladrão do Meio, Carolina, Vá de Roda, Coradinha, são entre muitas outras, as cantadas e dançadas por este rancho.
Com um historial de relevo, reconhecido pela população de Molelos e pelo seu público, o Rancho Folclórico “Os Velhos Costumes de Molelos”continuam com a mesma energia inicial e o mesmo objectivo. Levar cada vez mais além a cultura , história e tradição da sua freguesia e fazer de Molelos, uma freguesia conhecida pela riqueza dos seus costumes e povo.





Quem possuir informações do Rancho "Velhos Costumes", envie para molelos@sapo.pt para posterior publicação.