Fernando Paz e as Miniaturas em madeira

O artesanato é o maior símbolo da freguesia de Molelos. Além da tradicional Barro negro de Molelos, destaca-se as miniaturas em madeira construídas pelo “jovem” artesão Fernando Paz.
Fernando Paz dedica o seu tempo livre à construção de miniaturas em madeira. Tudo começou quando decidiu construir a miniatura da sua casa em madeira.
Os familiares, amigos e conhecidos ao visualizarem o trabalho final logo reconheceram o seu potencial e a partir desse momento nunca mais parou de criar ou recriar diversos objectos em ponto pequeno.
O objecto mais apreciado é as gamelas de cariz utilitário para colocar o pão ou a fruta.
A dedicação e o empenho são o lema para construir carros de bois, bancos, utensílios agrícolas, guarda-jóias e uma infinidade de miniaturas que rapidamente atraem a atenção pela sua originalidade, aperfeiçoamento e essencialmente o custo.
O seu valor rápidamente foi reconhecido por diversas entidades que o convidam regularmente para expor o que faz. Para além da FICTON, esteve presente no Mercado Velho em Tondela nas exposições “Artes e ofícios” promovidas pela Câmara Municipal de Tondela. Marcou presença ainda, na Semana Gastronómica do cabrito (Caramulo), na Semana Cultural (Santiago Vivo) em Santiago de Besteiros e em diversas iniciativas promovidas pelas associações da freguesia de Molelos, destacando-se no S. Pedro.
O custo destas miniaturas varia entre os 4€ e os 25€ (peças mais elaboradas). O mercado nacional é o seu destino preferencial contudo já vendeu para diversos países como Luxemburgo, Suíça, Alemanha, lituânia, entre outros.